"Escrever com o coração é transmitir o que DEUS quer nos dizer. Ser poeta é estar conectado com o universo e ficar junto das estrelas."(Zizi)

sábado, 30 de março de 2013

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA!

"Cada dia que amanhece assemelha-se
a uma página em branco,
na qual gravamos os nossos pensamentos,
ações e atitudes.
Na essência, cada dia é a preparação de
nosso próprio amanhã."
=Chico Xavier=



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim: 


 
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
 
Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
 
E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
 
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 DC., definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a sequência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
 

  


- ZIZI -


terça-feira, 26 de março de 2013

PLANETA ÁGUA!

Cada escolha,
por menor que seja,
é uma forma de semente
que lançamos
sobre o canteiro que somos.
Um dia,
tudo o que agora
silenciosamente plantamos,
ou deixamos plantar em nós,
será plantação que poderá
ser vista de longe...

((Pe. Fábio de Melo))


Meus amados! Estamos cientes de que a água é super importante em nossa vida! Racionalizando bem, se DEUS fez o planeta com a proporção de mais água que terra e nos criou com tanta quantidade dela, é porque a considera de suma importância.
Será que estamos conscientes disto? É claro que não! O que vemos diante de nós é o descaso enorme com relação  à ecomomia da mesma.
Às vezes eu escuto pessoas dizerem que a natureza está se revoltando contra nós. Só  que não param nem que seja por um minuto para pensar o que estamos fazendo para que tudo isto aconteça. Gastamos com excesso este líquido precioso, acabamos com nossas matas que são o pulmão do mundo, onde ficam as nascentes dos rios. E agora, dá para continuar pensando, que não temos nada a ver com tudo que está acontecendo? Eu fico arrasada quando vejo reportagens mostrando regiões, onde as pessoas e os animais estão morrendo por falta de água. Isto mesmo! Não têm como saciar  sua sede e nem preparar a alimentação. Não existem pastos, só poeiras.
Até quando vamos continuar
desperdiçando a água, lavando nossos terreiros e passeios durante horas? 
Ficamos excessivamente no banheiro debaixo do chuveiro!
Vamos fazer uma reflexão carinhosa sobre o PLANETA ÁGUA e que DEUS nos proteja AMIGOS DE ZIZI...
  


- ZIZI -
Recanto das Letras 
Código do texto: T4209152



sábado, 23 de março de 2013

AS TRÊS ÁRVORES!


EU PEDI FORÇA...
e Deus me deu dificuldades para me fazer forte.
EU PEDI SABEDORIA...
e Deus me deu problemas para resolver.
EU PEDI PROSPERIDADE...
e Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar.
EU PEDI CORAGEM...
e Deus me perigo para superar.
EU PEDI AMOR...
e Deus me deu pessoas com problemas
para ajudar.
EU PEDI FAVORES...
e Deus me deu Oportunidades.

(DA)  






Havia no alto da montanha, três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes...
A primeira olhando as Estrelas disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do Mundo, cheio de tesouros!
A segunda olhando o riacho suspirou:-
Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas!
A terceira olhou para o vale e disse:-
Eu quero ficar aqui, no alto da montanha, e crescer tanto, que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em DEUS!
Muitos anos se passaram, e certo dia, 3 lenhadores cortaram as árvores. Todas as 3,   anciosas em serem transformadas naquilo que sonhavam, mas os lenhadores, não costumavam ouvir ou entender os sonhos....que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada em cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas, e colocada num depósito. Então, desiludidas e tristes, todas perguntaram: - Mas por que isto?
Mas, numa Bela Noite, cheia de Luz e de Estrelas, uma Jovem Mulher colocou seu Bebê Recém Nascido, naquele Cocho de animais, e de repente, a primeira árvore percebeu que Continha o Maior Tesouro do Mundo!
A segunda árvore acabou transportando um Homem que terminou dormindo no barco...
O Homem levantou e disse: - Paz!!! E num relance a árvore entendeu que estava Transportando o Rei do Céu e da Terra !
Tempo mais tarde, sexta feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de Cruz, e um Homem foi Pregado nela; logo sentiu-se horrível...era cruel!
Mas, no Domingo seguinte, o Mundo vibrou de Alegria e a terceira árvore percebeu que Nela havia sido Pregado Um Homem, para a Salvação da Humanidade, e que as pessoas se Lembrariam de Deus e Seu Filho Jesus, ao olharem para ela!
As árvores haviam tido Sonhos e Desejos....mas, suas Realizações foram Mil Vezes Maiores do que haviam Imaginado!
Portanto, não Importa o Tamanho do seu Sonho....Acreditando Nele, a Vida fica Muito mais Bonita, e Muito Melhor de ser Vivida.




- ZIZI -



sábado, 16 de março de 2013

APRENDA A TER UM INFARTO FELIZ!


“Abençoemos aqueles que se preocupam conosco, que nos amam, que nos atendem as necessidades...
Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo...
A amizade é uma dádiva de Deus ...
Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentara a solidão!”
(Chico Xavier)


ISSO MAIS PARECE SER AMIGO DA ONÇA, MAS É A MAIS PURA VERDADE! INFELIZMENTE...

MAS SERÁ QUE VOCÊ QUER TER UM?


DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ!!!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos "amigos-da-onça" em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rsrs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e antiácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.



 - ZIZI -

  

terça-feira, 12 de março de 2013

MULHER AMADA!

"A felicidade é coisa sem jeito,
mas com ela eu me ajeito.
Não forço para que seja como quero,
apenas acolho sua chegada,
quando menos espero.
E então sorrio, como quem sabe,
que quando ela chega,
o melhor é não dispersar as forças...
E aí sou feliz por inteiro na pequena
parte que me cabe.
O que hoje você tem diante dos olhos?
Merece um sorriso?
Não pense duas vezes."
=Pe Fábio de Melo=





Sejam felizes sempre AMIGAS DE ZIZI...



- ZIZI -
Recanto das Letras  
Código do texto: T4184947