"Escrever com o coração é transmitir o que DEUS quer nos dizer. Ser poeta é estar conectado com o universo e ficar junto das estrelas."(Zizi)

sábado, 30 de março de 2013

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA!

"Cada dia que amanhece assemelha-se
a uma página em branco,
na qual gravamos os nossos pensamentos,
ações e atitudes.
Na essência, cada dia é a preparação de
nosso próprio amanhã."
=Chico Xavier=



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim: 


 
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
 
Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
 
E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
 
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 DC., definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a sequência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
 

  


- ZIZI -


19 comentários :

  1. Olá querida Zizi,
    "Neste dia de Páscoa,
    gostaria de desejar a você muita paz e harmonia.
    Que você tenha um reencontro consigo mesmo
    e que as portas que Ele já abriu
    conduzam realmente a um caminho de muita luz,
    renovação e libertação."'

    Abraços e carinhos
    My

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Paz seja para esta casa!
    Estive em visita e gostei muito. Sabe Zizi o meu apelido também é Zizi,por isto gostei mais ainda. Espero sua visita no meu Blog Adoradora de Deus- www.alzijesus-adoradoradedeus-blogspot.com
    Até breve!
    ...Jesus Cristo é o Senhor, ...Fp 2:11

    ResponderExcluir
  3. Olá Zizi, venho desejar um feliz domingo de Páscoa, que se renovem os sonhos, a fé e a esperança!E que possamos aceitar essa sugestão do "Chico" e diante da folha em branco, que representa nossos dias, escrever a melhor história que nos for possível! Muita paz! Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Feliz pascoa pra vc e sua família e que a paz e alegria esteja em todos ao lares?
    Bjs, e fique com Deus !!
    Optchá!
    Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Zizi
    Neste dia de páscoa desejo que a alegria da ressurreição de Cristo traga para o seu coração a alegria e coragem para recomeçar sempre. Muita harmonia, paz e amor neste domingo com sabor de chocolate. Um dia abençoado e feliz para você e sua família.
    Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Vim conhecer seu cantinho, amei e já estou seguindo :)

    Venha me visitar e fique a vontade.

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito legal Zizi! Feliz Páscoa! Bom resto de domingo e boa semana. Bjs.

    Jussara
    Caminhando na Arte

    ResponderExcluir
  8. OI´vi seu blog na lista do SIGA-ME já estou te seguuindo vem seguir o meu tbm....
    www.sueleecroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"bsj!

    www.maristelagsalgado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Vim conhecer seu blog amei
    e estou seguindo.
    Convido vc para conhecer o meu

    http://www.meuespelhoqueodiga.com.br/
    Um abrqaço

    ResponderExcluir
  11. Olá querida ZiZi!
    Me desculpe a demora em retornar,vi sua participação, pena que foi tarde para que eu pudesse lhe dar o voto. Agradeço sua visita, seja bem vinda sempre, já sou sua seguidora a um tempo e agora estou lhe seguindo no facebook como Fabi Leuck
    Beijos, uma linda semana a você!
    Fabi Leuck
    Coisas De Mulher
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/CoisasDeMulhefl

    ResponderExcluir
  12. I am really loving the theme/design of your blog.

    Do you ever run into any browser compatibility issues? A few of my blog readers have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome.
    Do you have any ideas to help fix this issue?


    Feel free to visit my site Michael Kors Handbags Outlet

    ResponderExcluir
  13. Olá zizi, parabéns pela belíssima participação na 2ª Gincana do Thiago, o fato da minha poesia ter alcançado o primeiro lugar , não significa que foi a melhor. Todas as poetisas mereciam porque escreveram co a alma e muito conhecimento. O importante, como o querido Thiago falou “ Todas somos vencedoras”. O importante é que nesta maravilhosa interação que ele nos proporcionou, podemos nos homenagear e homenagear a todas as mulheres.
    Sou tua fã como amiga virtual e escritora poetiza. Parabéns! Sucesso!
    Fiz uma postagem de agradecimento e deixei um selinho, se gostar, fique a vontade.
    O link da postagem
    search/label/GINCANA NO BLOG Ô TROCYN BÃO.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  14. ola vi seu link no bu e vim conhecer o seu cantinho... aproveito e deixo o convite pra vc passa la no meu qualquer hora dessas uma boa semana bjs

    ResponderExcluir
  15. Boa noite tudo bom? Eu vim visitar o seu blog rapidinho e dizer que ele está muito lindo e com um ótimo conteudo, conheci o seu blog através do Entre blogs, peço que me visite também. Estamos aceitando parcerias entre banners caso esteje interessada é só avisar.

    Viviane Almeida
    Blog: http://bibliaf.blogspot.com.br/
    FanPage:http://www.facebook.com/pages/B%C3%ADblia-em-Foco/371143242896990
    Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=121419521
    email:biblia-em-foco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Zizi querida! Agradecendo sempre o carinho e comentários gentis! Também me desculpando por muitas vezes demorar para aparecer..... Está cada vez mais difícil visitar a “todos” como gostaria.... Tenho tentado alternar e demora.... Mas eu volto!.... Minha amiga, que post lindo e informativo!
    Uma semana abençoada e feliz!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. oi boa noite faço parte do entre blogs , vim te fazer uma visita e ja estou te seguindo ,ficarei muito feliz se me fizer uma visita

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga estou convidando vc para participar de uma tag lá no blog. Acesse o link http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2013/04/tag-de-fotos.html Aguardo sua postagem.
    Bju

    ResponderExcluir

Olá!!!
Por favor, deixe o seu comentário!
Ele é fundamental para que o meu cantinho cresça.

Obrigada de coração!

Beijinhos em sua alma...

- Zizi -